Ondansetrona no tratamento de pacientes oncológicos

Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 25 de junho de 2020

Nas últimas décadas, mediante os avanços ocorridos em estudos pertinentes a oncologia, tem-se dado muito valor aos vários aspectos que envolvem o câncer. Esta não é uma doença simples, constitui-se em um grupo com mais de 250 doenças diferentes e complexas. É uma afecção comum, e atualmente é correto afirmar que em relação a causa de morte, uma em cada cinco, ocorre devido ao câncer.


A incidência de náuseas e vômitos em pacientes em tratamento quimioterápico está relacionada com o potencial emético das drogas administradas. O conhecimento do potencial emético das drogas e das
características desse efeito relativamente ao seu pico e intervalo de ocorrência, é importante para os cuidados com o paciente. O controle das náuseas e vômitos é imprevisível para cada indivíduo, daí a necessidade dos tratamentos serem individualizados e adaptados a cada doente.


Ondansetrona é um antagonista seletivo do receptor 5-HT3, usado como profilaxia contra náuseas e vômitos causados pela quimioterapia e radioterapia. É eficaz no controle da êmese aguda associada à quimioterapia moderadamente emetizante, e seu uso nesta situação clínica pode ser reservado para pacientes que não responderam bem à terapia antiemética anterior com agentes mais tradicionais.

A grande vantagem vem a seguir: a ondansetrona pode ser administrada em forma de gel transdérmico, podendo ser aplicado diretamente na pele. Essa forma traz enormes vantagens: maior biodisponibilidade do medicamento no organismo ao evitar o metabolismo do fígado, não necessária deglutição e maior adesão dos pacientes ao tratamento.

Não deixe de conversar com nossos farmacêuticos, a farmácia de manipulação está sempre aberta a acolher nossos pacientes.

Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 25 de junho de 2020

Deixe seu comentário