Como suplementar vitamina D3 em tempos de quarentena?

Os benefícios da vitamina D em nosso organismo envolvem dois eixos principais: ela influencia diretamente no metabolismo ósseo e também em nossos sistema imunológico.

No entanto, existem algumas diferenças entre as subdivisões da Vitamina D e é importante salientar estas diferenças para que a suplementação de vitaminas tenha a eficácia necessária, principalmente em tempos de pandemia, situação na qual as pessoas precisam ficar mais em casa, não conseguindo muitas vezes a exposição necessária ao sol para que o corpo consiga produzir a quantidade necessária de vitamina D.

A vitamina D se divide em 5 subtipos, no entanto dois deles são os mais importantes para nosso organismo: a vitamina D2, chamada de ergocalciferol, e vitamina D3 ou colecalciferol. Ambas podem ser encontradas em diversos tipos de alimentos. No entanto, a vitamina D3 é a vitamina proveniente da exposição solar, por esse motivo ela é encontrada em em alimentos provenientes de animais (ovos ou a própria carne de peixes por exemplo), que também são expostos ao sol.

Alguns estudos científicos dizem que a vitamina D3 possui mais benefícios para o nosso corpo, principalmente nas funções cardíacas e na melhora da pressão arterial.

A melhor forma para obter a vitamina D3 em nosso organismo segue sendo a exposição ao sol por alguns minutos durante o dia, no entanto o estado de quarentena pode dificultar esta exposição, por isso é importante frisar alguns alimentos que possuem Vitamina D em sua composição, tais como: peixe em geral como salmão e sardinha, ovos, leite, iogurtes e fígado de boi.

Uma outra alternativa para a suplementação de D3 são os suplementos alimentares, no entanto salientamos que suplementos são produtos para pessoas saudáveis e visam complementar a alimentação, não substituir.

A alternativa segura seria a suplementação de vitamina D3 sob a supervisão de profissionais de saúde habilitados para prescrevê-la com doses adequadas a cada paciente.

Especialistas tem indicado que pequenas caminhadas não distante de 500 metros do local de quarentena juntamente com a exposição solar podem fornecer a quantidade diária suficiente de vitamina D3 em nosso organismo.

Tomando todos os cuidados de isolamento aliados a suplementação por alimentos ou medicamentos podem garantir uma dosagem correta desta importante vitamina em nosso organismo. Não deixe de seguir essas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *