Medicamentos saborosos podem melhorar a adesão de pacientes a tratamentos

Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 12 de maio de 2020

Para obtermos um efeito terapêutico esperado em qualquer tratamento que envolva medicamentos, é necessário que haja a adesão e o uso racional dos mesmos pelo paciente. Em geral, entende-se como adesão ao medicamento, a administração dos mesmos, atentando-se aos horários, doses e tempo de tratamento.

Existem diversos fatores que contribuem para a interrupção do tratamento antes do período necessário prescrito pelo profissional de saúde, incluindo o nível de escolaridade, aceitação da doença pelo paciente, tratamento longo, efeitos colaterais da terapêutica, falta de acesso aos medicamentos, esquema terapêutico complexo, e ausência de sintomas.

Além disso, o desconforto na deglutição e sabor também são razões para a não adesão ao tratamento. Para solucionar este problema, a farmácia de manipulação está sempre criando alternativas farmacotécnicas para melhorar essas características, como adição de flavorizantes e edulcorantes nas formulações ou transformação de formas farmacêuticas sólidas como cápsulas e comprimidos em outras como sachês, xaropes, balas, gomas, ou até mesmo chocolates, quando possível.

O uso dos flavorizantes tornam certos medicamentos palatáveis, isso é, com sabor mais agradável ao paladar, e contribui para a adesão do tratamento. Além disso, formas farmacêuticas diferenciadas também desempenham papel fundamental em grupos de pacientes com dificuldades de deglutição, como crianças, idosos ou pacientes com problemas relacionados ao sistema digestivo alto que envolve língua, boca ou ainda a garganta.

Por isso, é importante considerar que a farmácia de manipulação está pronta e totalmente apta a adequar o tratamento de forma individualizada a cada paciente, permitindo sua maior adesão ao tratamento e contribuindo para uma recuperação completa através das formas farmacêuticas palatáveis.

Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 12 de maio de 2020

Deixe seu comentário