O inverno está chegando e a palavra chave é: hidratação

O inverno está chegando e a palavra chave é: hidratação
Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 19 de maio de 2020

Nossa pele possui uma barreira natural contra agressões e contaminações de todos os tipos: poluição, fumaça de cigarro, luz solar e bactérias e micro-organismos em geral. Essa barreira é o manto hidrolipídico, que é composto por uma parte lipídica (a oleosidade natural da pele) e uma parte hídrica (os líquidos que perdemos pela transpiração e a água naturalmente presente em nossa pele).

Sua função pode ser comparada a de uma armadura. Porém, é uma armadura frágil. Com a chegada do inverno e dos dias mais frios e secos, a pele tende a sofrer ressecamento porque o manto hidrolipídico é enfraquecido pelo clima e pelos nossos hábitos. Isso porque temos a tendência a tomar banhos mais quentes e demorados, além de negligenciarmos o uso de protetores solares. A umidade e temperatura do ar aliados a maior presença de ventos e correntes de ar frias acaba por dissolver e remover a parte oleosa da pele além de facilitar a perda de água das camadas da pele.

Então quais cuidados devemos tomar para manter um bom nível de hidratação?

A primeira dica é: hidrate-se. As recomendações de ingestão de água podem variar de 1,5 a 3L de água ao dia. Tente manter o ritmo de ingesta todos os dias, dessa forma seu corpo funciona sempre hidratado, diminuindo as chances de deixar a pele ressecada por falta de líquidos.

A segunda é: abuse dos hidratantes. Hidratantes podem ser uma ótima forma de combater o ressecamento de pele e mucosas. Eles têm diferentes mecanismos de ação: fornecem mais água para a pele, ocluem os poros impedindo a perda de água ou ainda aumentam a quantidade de substâncias que retém água na pele. Cada pele pode precisar de um tipo de hidratação diferente, e é neste caso que um bom farmacêutico magistral pode montar a fórmula ideal para você.

E, por último mas não menos importante, cuide com os cuidados a exposição solar. No inverno, os raios solares tendem a ficar menos agressivos para a pele. mas isso não significa que devemos nos expor sem proteção solar adequada. O uso de um bom protetor solar, mesmo em dias mais frios e até sem incidência solar, pode impedir a perda de água, o ressecamento e até mesmo minimizar os efeitos da poluição e dos ventos em nossa pele.

Uma pele sempre hidratada pode retardar o aparecimento de manchas e linhas de expressão, por isso, lembre-se sempre que o cuidado diário é sempre o melhor tratamento e prevenção.

Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 19 de maio de 2020

Deixe seu comentário