Uma nova alternativa para as dores articulares

Uma nova alternativa para as dores articulares
Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 11 de maio de 2020

Dores articulares podem atingir pessoas de todas as idades e gêneros, e suas causas podem ser inúmeras. Podem ser crônicas ou agudas, inflamatórias ou mecânicas, ou ainda de origem em alguma condição de saúde secundária à alguma doença ou o próprio problema em si.

As dores articulares costumam envolver a cartilagem, o revestimento articular, o ligamento e os ossos. Cada quadro existente de dor se manifesta de uma forma e com causas variadas, podendo ser desde consequência de alguma doença como gripes à lesões ocasionadas por torção, queda ou contusão.

As dores agudas têm até seis semanas de duração. A partir do momento em que ultrapassam esse período, tornam-se crônicas, podendo ser necessárias terapias paliativas para aliviá-las antes que se inicie o tratamento para a doença ou o trauma que as causaram.

Para isso, é interessante a associação de substâncias com alto poder anti inflamatório e no combate a dor, para que a ação principal se dê na retirada da dor juntamente com a desinflamação do local.

Uma alternativa sugerida em estudos é o uso do Colágeno tipo II. É a principal proteína estrutural na cartilagem, responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis, promovendo sua mobilidade e flexibilidade, e prevenindo e reduzindo casos de inflamações e lesões. É um colágeno duas vezes mais ativo do que a condroitina associada à glucosamina.

Além disso, muitos fitoterápicos são utilizados por sua ampla ação anti-inflamatória. Um excelente exemplo é o caso da Erva Baleeira (Cordia verbenacea), indicada para o tratamento de dores musculares, nevralgias, contusões, tendinites, reumatismos, artrite reumatoide e gota. Seu principal efeito é em inibir as substâncias pró-inflamatórias, que são aquelas que contribuem para o aumento da inflamação e todos os seus sintomas.

Dessa forma, a associação do colágeno tipo II a erva baleeira, além de práticas físicas e terapias alternativas sob supervisão de profissionais adequados pode ser uma ótima opção de tratamento como demonstrado em estudos e literatura. Alternativas seguras e eficazes no problema das dores articulares.

Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 11 de maio de 2020

Deixe seu comentário