Blog Harmonia Vital

Muitos casais desejam ter filhos mas nem sempre estão preparados em função da carreira, estabilidade financeira e problemas de saúde que afetam a capacidade de engravidar.

Uma vez decidido o momento mais adequado para ter o filho, é fundamental mudanças de hábitos e medidas para preservar a fertilidade e tornar possível a concepção no futuro. A primeira dica é marcar uma consulta com seu ginecologista para avaliar a sua saúde e orientações sobre a gestação, uma vez que algumas doenças crônicas podem interferir na infertilidade.

A alimentação equilibrada e balanceada também deve ser contemplada, evitando o açúcar processado e os carboidratos como o pão, substituindo por grãos e vegetais, além de optar por gorduras saudáveis e proteínas magras.

Pratique sexo seguro com testes regulares para doenças sexualmente transmissíveis para o casal. Evite o cigarro, bebidas alcoólicas, cafeína e mantenha um peso ideal com atividades físicas. Fale com seu médico caso tenha de tomar antibióticos, hormônios, antidepressivos e anti-inflamatórios que são associados à diminuição da fertilidade em mulheres.

O estresse pode afetar a nossa saúde intestinal da mesma forma que distúrbios gastrointestinais podem interferir na saúde mental como o estresse, memória, ansiedade e depressão, afinal a alimentação está relacionada com a saúde intestinal e mental. Experimentar uma dose de estresse de vem quando faz parte do nosso dia a dia, mas quando se torna crônico é mais provável que afete sua saúde intestinal. Cuidar do estresse com pequenas mudanças de atitudes e comportamento como fazer exercícios regularmente, dormir o suficiente, boa alimentação, lazer, vida social e relaxamento podem ser grandes aliados na saúde e qualidade de vida. O cérebro tem conexão com o sistema intestinal e pode fazer você perder o apetite ou aumentar a vontade de comer. Por isso a microbiota equilibrada, ou seja, composta por muitas bactérias boas, é a chave para uma longevidade saudável sem estresse e evitando problemas como a alteração da motilidade, constipação, diarreia, refluxo, esvaziamento gástrico retardado e  intestino irritável.

Nossa recomendação para uma vida feliz é melhorar o estilo de vida com boa alimentação, prática regular de atividades físicas, revigorantes noites de sono e se manter longe do estresse.

O bom funcionamento do intestino pode impactar de forma significativa na sua saúde física e mental. O intestino faz parte do sistema gastrointestinal e tem como principal objetivo processar os alimentos, absorver nutrientes e eliminar resíduos.

Diferentes bactérias, fungos e vírus habitam essa região e recebem o nome de microbiota intestinal que ajudam a digerir os alimentos, transformando-os em nutrientes para nosso corpo utilizar. Muito microrganismos são prejudiciais à saúde, entretanto, no intestino encontramos muitos que são benéficos para o sistema imunológico, saúde mental, sono, fadiga, distúrbios endócrinos como o diabetes tipo 2 e problemas gastrointestinais como síndrome do intestino irritável.

Médicos e nutricionista estão engajados para melhorar a saúde intestinal por meio de mudanças no estilo de vida, dieta e na suplementação. Produtos manipulados nas farmácias de manipulação  a base de fibras probióticas  para melhorar a digestão e absorção de nutrientes e a qualidade das fezes, além de reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Hábitos como alimentação com alimentos ultraprocessados, abuso de álcool e gorduras, excesso de açúcar e sal são prejudiciais à saúde do intestino

O mês de março é colorido com as cores amarelo, lilás e azul-marinho, símbolos de três campanhas fundamentais na prevenção de doenças.

“Março Amarelo” reforça a relevância da endometriose, uma patologia crônica que afeta mulheres onde o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce em regiões fora do útero com sintomas como dor forte em forma de cólica durante o período menstrual, dor durante as relações sexuais, dor e sangramento ao urinar e evacuar, fadiga e infertilidade.

O Câncer de intestino ou colorretal é destacado com o “Março Azul-Marinho” e a campanha conscientiza a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

As possíveis causas da doença estão relacionadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada e hereditariedade. A indicação da colonoscopia é a partir dos 45 anos como parte dos exames de prevenção para tumores nesse órgão.

A campanha “Março Lilás” destaca a prevenção do câncer do colo do útero e a importância do exame preventivo Papanicolau, que deve ser feito de 3 em 3 anos, por todas as mulheres com idades acima de 25 anos. Incentiva também o uso de preservativos durante as relações sexuais e a vacina contra o HPV, que reduz em 70% a chance de desenvolvimento do câncer de colo do útero e em 90% das verrugas genitais.

DERMATITES DE VERÃO

As temperaturas mais quentes no verão aumentam significativamente as alergias de pele, sendo as de maior incidência as dermatites de verão de contato. Geralmente são causadas pelo uso de bijuterias e cosméticos com substâncias químicas inadequados em maquiagens, desodorantes e protetores solares. Os principais sintomas são o inchaço, coceira, vermelhidão e descamação da pele. Boa parte das dermatites são causadas por fungos domésticos de locais mais quentes, úmidos, roupas molhadas e contato muito próximo com animais de estimação. Evite compartilhar objetos pessoais como roupas e toalhas, aglomeração e usar piscinas públicas. Procure sempre o dermatologista que é o profissional ideal para cuidar da sua pele. A chia possui uma potente ação antioxidante, inibindo radicais livres e minimizando os efeitos do envelhecimento celular, protegendo o organismo contra várias doenças. Por conter boa concentração de ômega 3, ajuda na circulação do sangue evitando doenças cardiovasculares e o aumento da pressão arterial. Rica em fibras solúveis e insolúveis, gorduras saudáveis e proteínas, a chia regula o trânsito intestinal, evitando constipações e dores abdominais e promovendo saciedade, contribuindo para as dietas de emagrecimento e redução de medidas. Possui também fonte de magnésio melhorando as funções cognitivas, humor e memória. A chia é um excelente suplemento e você pode solicitar mais informações com a nossa equipe de farmacêuticos.

DANÇANDO PARA CUIDAR DA SAÚDE

Dançando para Cuidar da Saúde As danças de salão têm sido boas aliadas para quem busca uma vida feliz e saudável e quer perder uns quilinhos indesejados. Estudos mostram que pessoas que dançam regularmente, pelo menos uma vez por semana, conseguem reduzir o peso e medidas de circunferência abdominal. Esta atividade melhora a composição corporal e a função musculoesquelética, além de otimizar a qualidade de vida, melhorando a função cognitiva, memória e humor. De modo geral a população não gosta da prática de atividade física e busca substituir nesse entretenimento a socialização e a motivação e prazer para a prática de exercícios regulares. Como a dança é tratada mais como um hobby do que um compromisso com a atividade física, há uma maior adesão e continuidade com a atividade. Mas cuidado! A dança de salão é uma atividade física e deve ser orientada por um personal educador físico e com a aprovação de seu médico cardiologista. Aproveite o ritmo e curta uma boa música ao lado de amigos, tornando a atividade sempre um momento de prazer para ter mais flexibilidade e movimentos. A chia possui uma potente ação antioxidante, inibindo radicais livres e minimizando os efeitos do envelhecimento celular, protegendo o organismo contra várias doenças. Por conter boa concentração de ômega 3, ajuda na circulação do sangue evitando doenças cardiovasculares e o aumento da pressão arterial. Rica em fibras solúveis e insolúveis, gorduras saudáveis e proteínas, a chia regula o trânsito intestinal, evitando constipações e dores abdominais e promovendo saciedade, contribuindo para as dietas de emagrecimento e redução de medidas. Possui também fonte de magnésio melhorando as funções cognitivas, humor e memória. A chia é um excelente suplemento e você pode solicitar mais informações com a nossa equipe de farmacêuticos.

SUPLEMENTAÇÃO COM NUTRICOSMÉTICOS NO ANTIENVELHECIMENTO.

A suplementação com nutricosméticos está cada vez mais em evidência nas prescrições de profissionais de saúde, como nutricionistas , nutrólogos e outras especialidade médicas que entendem a importância de prevenir e tratar doenças com formulações especiais em determinadas concentrações de nutrientes manipulados. São suplementos para fins cosméticos com propostas para o antienvelhecimento, uma vez que a dieta cotidiana não consegue suprir todas as necessidades de nutrientes como vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. Os principais nutricosméticos disponíveis no mercado e vendidos nas farmácias de manipulação têm o propósito de atuarem como potentes antioxidantes, com ação termogênica no gerenciamento do peso, perda de medidas e aumento da performance nas atividades físicas. São tratamentos naturais e seguros que reduzem os radicais livres, prevenindo e tratando os processos de envelhecimento da pele, com ação fotoprotetora minimizando os efeitos da radiação solar, reduzindo manchas, rugas, hidratando e melhorando a saúde da pele. Os nutricosméticos são ricos em coenzima Q10, silício orgânico, vitamina A, C, E, Zinco, Selênio, ômega 3, glutamina, magnético e muitos outros que aumentam o colágeno e elastina dando mais firmeza e sustentação à pele. Fale com seu médico e nutricionista ou procure nossa equipe de farmacêuticos para orientações sobre o melhor tratamento personalizado para você. A chia possui uma potente ação antioxidante, inibindo radicais livres e minimizando os efeitos do envelhecimento celular, protegendo o organismo contra várias doenças. Por conter boa concentração de ômega 3, ajuda na circulação do sangue evitando doenças cardiovasculares e o aumento da pressão arterial. Rica em fibras solúveis e insolúveis, gorduras saudáveis e proteínas, a chia regula o trânsito intestinal, evitando constipações e dores abdominais e promovendo saciedade, contribuindo para as dietas de emagrecimento e redução de medidas. Possui também fonte de magnésio melhorando as funções cognitivas, humor e memória. A chia é um excelente suplemento e você pode solicitar mais informações com a nossa equipe de farmacêuticos.

MOTIVOS PARA CONSIDERAR A CHIA NA DIETA

Elaborar um planejamento nutricional adequado e balanceado não é uma tarefa fácil e por isso, muitas nutricionistas buscam opções nos suplementos manipulados para o suporte necessário, onde a dieta do dia a dia não dá resultado. A semente da chia é um bom exemplo, pois é um excelente coadjuvante na alimentação, rica em ômega 3, minerais e aminoácidos para o pleno metabolismo corporal. A chia possui uma potente ação antioxidante, inibindo radicais livres e minimizando os efeitos do envelhecimento celular, protegendo o organismo contra várias doenças. Por conter boa concentração de ômega 3, ajuda na circulação do sangue evitando doenças cardiovasculares e o aumento da pressão arterial. Rica em fibras solúveis e insolúveis, gorduras saudáveis e proteínas, a chia regula o trânsito intestinal, evitando constipações e dores abdominais e promovendo saciedade, contribuindo para as dietas de emagrecimento e redução de medidas. Possui também fonte de magnésio melhorando as funções cognitivas, humor e memória. A chia é um excelente suplemento e você pode solicitar mais informações com a nossa equipe de farmacêuticos.