
O mês de março é colorido com as cores amarelo, lilás e azul-marinho, símbolos de três campanhas fundamentais na prevenção de doenças.
“Março Amarelo” reforça a relevância da endometriose, uma patologia crônica que afeta mulheres onde o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce em regiões fora do útero com sintomas como dor forte em forma de cólica durante o período menstrual, dor durante as relações sexuais, dor e sangramento ao urinar e evacuar, fadiga e infertilidade.
O Câncer de intestino ou colorretal é destacado com o “Março Azul-Marinho” e a campanha conscientiza a população sobre a importância do diagnóstico precoce.
As possíveis causas da doença estão relacionadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada e hereditariedade. A indicação da colonoscopia é a partir dos 45 anos como parte dos exames de prevenção para tumores nesse órgão.
A campanha “Março Lilás” destaca a prevenção do câncer do colo do útero e a importância do exame preventivo Papanicolau, que deve ser feito de 3 em 3 anos, por todas as mulheres com idades acima de 25 anos. Incentiva também o uso de preservativos durante as relações sexuais e a vacina contra o HPV, que reduz em 70% a chance de desenvolvimento do câncer de colo do útero e em 90% das verrugas genitais.