Uma nova alternativa para as dores articulares

Dores articulares podem atingir pessoas de todas as idades e gêneros, e suas causas podem ser inúmeras. Podem ser crônicas ou agudas, inflamatórias ou mecânicas, ou ainda de origem em alguma condição de saúde secundária à alguma doença ou o próprio problema em si.

As dores articulares costumam envolver a cartilagem, o revestimento articular, o ligamento e os ossos. Cada quadro existente de dor se manifesta de uma forma e com causas variadas, podendo ser desde consequência de alguma doença como gripes à lesões ocasionadas por torção, queda ou contusão.

As dores agudas têm até seis semanas de duração. A partir do momento em que ultrapassam esse período, tornam-se crônicas, podendo ser necessárias terapias paliativas para aliviá-las antes que se inicie o tratamento para a doença ou o trauma que as causaram.

Para isso, é interessante a associação de substâncias com alto poder anti inflamatório e no combate a dor, para que a ação principal se dê na retirada da dor juntamente com a desinflamação do local.

Uma alternativa sugerida em estudos é o uso do Colágeno tipo II. É a principal proteína estrutural na cartilagem, responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis, promovendo sua mobilidade e flexibilidade, e prevenindo e reduzindo casos de inflamações e lesões. É um colágeno duas vezes mais ativo do que a condroitina associada à glucosamina.

Além disso, muitos fitoterápicos são utilizados por sua ampla ação anti-inflamatória. Um excelente exemplo é o caso da Erva Baleeira (Cordia verbenacea), indicada para o tratamento de dores musculares, nevralgias, contusões, tendinites, reumatismos, artrite reumatoide e gota. Seu principal efeito é em inibir as substâncias pró-inflamatórias, que são aquelas que contribuem para o aumento da inflamação e todos os seus sintomas.

Dessa forma, a associação do colágeno tipo II a erva baleeira, além de práticas físicas e terapias alternativas sob supervisão de profissionais adequados pode ser uma ótima opção de tratamento como demonstrado em estudos e literatura. Alternativas seguras e eficazes no problema das dores articulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *