O que é a Luz Azul e qual o maior perigo para nossa saúde?

O que é a Luz Azul e qual o maior perigo para nossa saúde?
Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 3 de junho de 2020

A luz azul é um intervalo do espectro de luz visível, com comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm.

Existem fontes de luz azul natural, como o sol, e fontes artificiais, como os equipamentos eletrônicos. A exposição à fontes de luz azul não naturais está se tornando cada vez maior, tendo origem em uma variedade de tecnologias, como computadores, celulares, televisores e lâmpadas.

Os dois principais malefícios que a exposição desenfreada à essa luz acarreta em nosso organismo são a alteração do nosso ciclo circadiano (isto é, nossa rotina de sono e vigília) e a alteração da homeostase da pele promovendo o aparecimento de manchas e envelhecimento precoce.

A prevenção é o maior aliado no combate a nossa exposição. Evitar a exposição luminosa excessiva, principalmente a noite, diminui os efeitos de alteração da melatonina (hormônio que induz ao sono) e evita alterações em nossos ciclos do sono.

Já com relação aos cuidados com a pele, além da diminuição do tempo de uso de tecnologias que emitam a luz azul, o uso de alguns ativos também podem ajudar. Novos ativos usados em dermocosméticos protegem a pele através da formação de um escudo digital.

Um desses ativos é o Proshield, que é obtido dos grãos do café arábico torrado 100% natural. Produto vegetal, obtido por ecoextração, rico em melanoidinas, que são compostos absorventes de radiação azul, impedindo que a mesma cause alterações cutâneas. O proshield pode ser colocado em uma base vegana, podendo ser um escudo protetor para a pele de pessoas de todas as idades frente à exposição das telas de aparelhos eletrônicos.

Então não se esqueça, prevenção aliada ao tratamento são os melhores escuros contra os danos da luz azul.

Harmonia Vital

Escrito por Harmonia Vital

Em 3 de junho de 2020

Deixe seu comentário